Foto: Pedro Souza
Matéria: Thiago Florêncio
Na noite desta segunda-feira (25), o Conselho Deliberativo do Atlético Associação deu um passo importante para preservar e celebrar sua história. Em uma reunião que contou com a presença de 164 conselheiros, foi aprovada, por unanimidade, a criação do “Memorial da Sede do Galo”. O projeto transformará o atual prédio administrativo em um espaço visitável, oferecendo aos torcedores uma experiência única e imersiva.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok
O encontro foi conduzido por Ricardo Guimarães, presidente do Conselho, e Sérgio Coelho, presidente do Clube. A apresentação ficou a cargo de Emmerson Maurílio, jornalista, pesquisador e presidente do Centro Atleticano de Memória. Maurílio, que também lidera o Museu do Galo na Arena MRV, destacou o contexto histórico e a relevância do espaço para a trajetória do Atlético.
“O Atlético ocupa essa região do bairro de Lourdes há 95 anos, quando houve a inauguração do extinto estádio Antônio Carlos. A sede do Galo, chamada de edifício Carijó na sua concepção, foi idealizada em 1959 e inaugurada em 1962. Agora, o prédio será preservado pela associação com o Memorial, que contará os detalhes do lado administrativo do Clube”, disse.
Sobre o projeto
O espaço ocupará parte do térreo, onde hoje está a vitrine de troféus, e todo o primeiro pavimento da sede de Lourdes, totalizando cerca de 850 m². Além disso, o auditório no segundo pavimento será integrado ao projeto, permitindo a realização de seminários, palestras e encontros para o público.
Com investimento de R$ 4,7 milhões via Lei de Incentivo à Cultura, o projeto do Memorial visa não apenas preservar o patrimônio, mas também criar uma experiência imersiva que fortaleça o vínculo dos torcedores com a história do clube.
Nos próximos 20 anos, a gestão do Memorial será responsabilidade do Centro Atleticano de Memória, entidade sem fins lucrativos dedicada a cuidar do acervo histórico, preservar a rica trajetória do Atlético e aproximar gerações do legado do clube.
Outras votações do Conselho
Além do Memorial, também foi aprovada pelo Conselho a locação de uma parte do andar térreo para abrigar um novo restaurante temático dedicado ao Galo. O espaço promete ser um ponto de encontro para torcedores, familiares e amigos celebrarem o clube em grande estilo, fortalecendo ainda mais o ambiente alvinegro no bairro.
A Diretoria da associação foi autorizada a estabelecer os detalhes do contrato de locação, incluindo o prazo, as condições e o valor.
Por fim, também foi aprovado por unanimidade, o Orçamento do exercício de 2025 da associação. De acordo com o diretor-geral Paulo Braz, a ideia é implementar melhorias nos clubes sociais (Vila Olímpica e Labareda). Entre essas melhorias está o investimento no campo de futebol da Vila, local também usado para os treinamentos das Vingadoras.
RECEBA NOTÍCIAS DO GALO PELO WHATSAPP (CLIQUE AQUI)
The post Com sinal verde do Conselho, Atlético terá memorial na Sede de Lourdes appeared first on FalaGalo.