Foto: Douglas Magno / AFP
Matéria: Pedro Falco
Atlético e Flamengo disputaram, neste domingo (10), o jogo de volta da final da Copa do Brasil. Como prometido, a festa anterior ao início da partida foi linda, com um mosaico 3D e a frase “Eu acredito” estampada na faixa superior da Arena. Ainda assim, choques entre a polícia militar e torcedores dos dois times, que tentavam acessar o estádio, foram registrados.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok
Após o gol de Gonzalo Plata, no segundo tempo, a situação piorou. Copos de cerveja, outros objetos e até bombas foram atirados ao campo, acertando atletas rubro-negros, profissionais da imprensa e membros da equipe de segurança. Seis pessoas foram presas.
Em meio à confusão, o fotógrafo Nuremberg José Maria, que cobria a decisão do gramado, foi atingido por um dos explosivos e precisou ser encaminhado ao hospital. Seu quadro é estável, mas os exames indicaram três dedos quebrados, além de lesões nos tendões e no pé, que exigiram uma intervenção cirúrgica.
Derrotado nos dois confrontos, o Galo pode acabar, também, com punições extracampo. A pena prevista inclui uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além da perda de dez mandos. Se identificar os responsáveis, o clube pode reduzir as sanções.
Na manhã desta segunda-feira (11), a Federação Mineira de Futebol (FMF) se pronunciou sobre o caso. Em uma nota oficial, a instituição afirmou que “este episódio representa uma violação inaceitável dos princípios de civilidade e respeito que devem reger qualquer evento esportivo” e que “está comprometida com a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos que comparecem aos eventos esportivos em Minas Gerais”.
Leia a nota completa:
“A Federação Mineira de Futebol (FMF) vem a público manifestar seu mais profundo repúdio aos atos de violência ocorridos na Arena MRV durante a partida da final da Copa do Brasil, realizada no dia 10 de novembro de 2024.
Este episódio representa uma violação inaceitável dos princípios de civilidade e respeito que devem reger qualquer evento esportivo. O futebol é, antes de tudo, um espaço de celebração, de união e de convivência pacífica entre as torcidas.
A FMF está comprometida com a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos que comparecem aos eventos esportivos em Minas Gerais. Para tanto, a FMF está à disposição da CBF, organizadora da competição, e do STJD, responsável pelo processamento e julgamento dos fatos, para apuração das circunstâncias e responsabilização dos envolvidos. Paralelamente, intensificaremos os esforços junto aos clubes e órgãos de segurança para reforçar as medidas preventivas e garantir a integridade de todos nos estádios.
A Federação Mineira de Futebol reafirma sua dedicação ao futebol, à paz e ao respeito, valores essenciais para que o esporte siga sendo um espaço de união e alegria para todos.
Por fim, expressamos nossa profunda solidariedade ao fotógrafo Nuremberg José Maria, atingido por uma bomba enquanto exercia sua função atrás de um dos gols do estádio. Desejamos boa recuperação ao profissional e a todas as pessoas que sofreram qualquer tipo de violência no estádio”.
RECEBA NOTÍCIAS DO GALO PELO WHATSAPP (CLIQUE AQUI)
The post Federação Mineira se pronuncia sobre confusão na Arena MRV appeared first on FalaGalo.