Foto: Reprodução
Por: Thiago Florêncio
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalizou o projeto do calendário para o futebol brasileiro em 2025 com importantes mudanças, que buscam alinhar o cronograma nacional com as exigências da FIFA para o Super Mundial de Clubes.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok
Previsto para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, o torneio reunirá 32 clubes, incluindo quatro equipes brasileiras.
Com o Super Mundial como pano de fundo, a CBF propôs que o início dos Estaduais e do Brasileirão seja antecipado para permitir uma interrupção de quatro semanas durante o torneio internacional.
A ideia foi discutida e aprovada na reunião da CBF com os clubes, realizada na última terça-feira (5).
No entanto, a proposta ainda não é definitiva. Para que o plano seja oficialmente implementado, a CBF depende do aval das federações estaduais, que se reunirão com o presidente da Confederação, Ednaldo Rodrigues, nesta sexta-feira (8).
Impactos no planejamento dos clubes
Uma das principais questões a serem resolvidas é o impacto da antecipação do início dos Estaduais. Muitos clubes já têm compromissos firmados, como a realização de pré-temporadas e jogos amistosos nos Estados Unidos em janeiro, com datas que podem colidir com o início antecipado das competições estaduais.
Clubes como o Atlético, por exemplo, têm compromissos até o dia 20 de janeiro, o que obrigaria iniciarem as competições regionais com elencos reduzidos, formados por reservas ou jovens da base.
Esse cenário pode gerar descontentamento entre os dirigentes estaduais, que podem ver a competição perder parte de sua atratividade e qualidade, caso a medida seja imposta sem ajustes.
Como ficaria o calendário?
A principal alteração é a antecipação das competições para alinhar o cronograma nacional ao Super Mundial de Clubes da FIFA.
Com isso, os Estaduais devem começar entre 7 e 8 de janeiro de 2025. Essa mudança, obrigaria os clubes a iniciarem os Estaduais com equipes reservas, já que os jogadores da elite estariam retornando das férias, que devem ocorrer em dezembro de 2024, após o fim da Série A.
O calendário prevê que as finais dos Estaduais sejam realizadas em 16 de março, um domingo, e que o Campeonato Brasileiro comece no final de semana seguinte, 22 e 23 de março. Em 2024, a competição teve início em abril.
Durante a parada para o Super Mundial, os clubes que não participarem podem optar por dar férias aos atletas ou realizar uma intertemporada, enquanto o Brasileirão seria estendido até dezembro, com a última rodada prevista para 14 ou 17 de dezembro.
Outro ajuste no calendário seria a antecipação da Copa do Brasil, com a final prevista para outubro. A Supercopa, entre o campeão do Brasileirão e o vencedor da Copa do Brasil, deve acontecer em fevereiro no estádio Mangueirão, em Belém.
Por fim, a Conmebol já definiu as datas das finais das competições internacionais, com a Copa Libertadores marcada para 29 de novembro de 2025, em local ainda indefinido, e a Copa Sul-Americana para 22 de novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Clubes brasileiros confirmados
Entre os clubes que já estão confirmados no Super Mundial de Clubes estão Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores entre 2021 e 2023. A última vaga sairá do confronto entre Galo e Botafogo, que disputam a final da Libertadores, marcada para 30 de novembro, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
RECEBA NOTÍCIAS DO GALO PELO WHATSAPP (CLIQUE AQUI)
The post Com Super Mundial de Clubes em vista, CBF estuda alterar data de Estaduais e Brasileirão appeared first on FalaGalo.